Idioma

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Trabalhos de renderização

Nesse semestre, os meus alunos realizaram um trabalho de modelagem e renderização, utilizando como referencia uma imagem criada em 1997, com 3D Studio MAX e Ligthscape.

O objetivo desse trabalho é desenvolver a percepção critica das imagens foto-realistas feitas em 3D usando os conceitos de GI, Global Illumination. Mas como esse processo funciona? Em resumo, é a distribuição de luz em um ambiente, levando em consideração a disposição real da das luzes artificiais e naturais, controlando a quantidade de iluminância de cada luminária e usando a propriedades reais e físicas dos materiais, como por exemplo, refração de um copo de vidro.
Alguns desses tópicos citados acima e muito mais que não mencionei, estão presentes na maioria dos softwares de renderização, como 3D Studio MAX, MAYA, Vray, Softimage e assim por diante. Nesse caso, os alunos utilizaram o Blender 3D e o Yaf(a)Ray. Vejam como ficaram bons os resultados.








Para concluir esse texto, não só é importante que tenhamos bons motores de renders instalados em nossos computadores, mas sim aprender na teoria os conceitos existentes no GI. Então estude como se comporta uma Luz no ambiente, qual a propriedade real e física do material cromado, o que é Photons, Final Gather, Pro Material, enfim, são conceitos que são encontrados na maioria dos softwares de render. Para finalizar, quero parabenizar todos os alunos do 3º e 4º semestre de Computação Gráfica da UNIP SWIFT, que se dedicaram a esse trabalho. Parabéns a todos e continuem assim!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário